Alienum phaedrum torquatos nec eu, vis detraxit periculis ex, nihil expetendis in mei. Mei an pericula euripidis, hinc partem.

Batata Doce

A Fundação Minhembeti convidou a Dra. Maria Isabel Andrade, que é engenheira no Centro Internacional de Batatas para demonstrar como cultivar, manter e criar pratos com batata doce. As batatas doces são uma excelente fonte de vitamina A (na forma de beta-caroteno). Eles também são uma fonte muito boa de vitamina C, manganês, cobre, ácido pantotênico e vitamina B6. Além disso, elas são uma ótima fonte de potássio, fibra dietética, niacina, vitamina B1, vitamina B2 e fósforo. Ser capaz de apresentar isto ao público de Salamanga trará muita consciência para sua nutrição e saúde. A Fundação Minhembeti dedica-se a trazer conhecimentos que beneficiem a população.

Algumas receitas especiais

sweetpotatos

Chips de Batata Doce

1 batata doce
1 c/s azeite

Modo de Preparo:
Aquecer o forno a 200C / 180C ventilador / gás 6 e cortar a batata-doce finamente. Mexa com o azeite e assado por 15 a 20 minutos até ficar nítido. Deixe esfriar.

roastedchickpeastuffedsweetpotatoestahinisauce

Batatas Doces com Grão de
Bico Assado com Molho de Tahini

4 batatas doces doces

Para os grãos-de-bico:
1,5 xícaras de grão-de-bico cozido
2 colheres de sopa de azeite
½ colher de cominho
½ colher de chá de alho em pó
½ colher de chá de sal marinho
¼ xícara de ervas frescas picadas (salsa e manjericão)

Para o Tahini:
¼ xícara de tahini
2 colheres de sopa de fermento nutricional
Suco de 1 limão
1 dente de alho macerado
½ colher de chá de sal marinho
2-3 colher de sopa de água conforme necessário

Modo de Preparo:
1. Pré-aqueça o forno a 250C e alinhe uma fornalha com papel alumínio.
2. Prick buracos nas batatas doces com um garfo. Coloque na assadeira preparada e asse por 40 minutos até 1h, até que o centro das batatas seja macio. Retire do forno e deixe esfriar.
3. Para o grão de bico
a. Pré-aqueça o forno a 150C Linha de assadeira com papel pergaminho.
b. Misture todos os ingredientes juntos em uma tigela grande até que os grãos de bico estejam uniformemente revestidos com o sabor.
c. Espalhe uniformemente na assadeira preparada e assada 35-40 minutos, até ficar nítida e dourada, jogando algumas vezes durante a cozedura para evitar o brilho desigual.
4. Para o tahini, misture todos os ingredientes e aproveite.

sweetpotatocurry

Caril de Batata Doce

1 colher de chá de azeite
2 cebolas vermelhas, cortadas pela metade e fatiadas
Gengibre com tamanho de polegar, picado finamente
2 colher de soupa de curry em pó
1 colher de chà todas as especiarias
400g de tomate picado
200g de leite de coco
1 colher de soupa de folhas de tomilho
3 batatas doces, cortadas em cubos grandes
325g de repolho branco, picadinho
2 pimentas vermelhas picadas.

Para o arroz e ervilhas:
125g de arroz basmati castanho
1 cebola vermelha picada
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de folhas de tomilho
400g feijão frade

Modo de Preparo:
1. Aqueça o óleo numa frigideira grande, adicione as cebolas e o gengibre e cozinhe por 5 minutos. Adicione o pó de caril e a pimenta, depois despeje os tomates mais uma lata de água, o leite de coco e o tomilho.
2. Adicione as batatas doces, o repolho e as pimentas, cubra a panela e cozinhe por 20-25 minutos ou até que todos os vegetais estejam macios, mas com uma pequena mordida, enchendo um pouco de água se estiverem secas.
3. Enquanto isso, coloque o arroz em uma panela com cebola, alho, tomilho e caldo. Despeje 600 ml de água, cubra e cozinhe por 25 minutos ou até que o líquido tenha sido absorvido e o arroz esteja macio – verifique para o fim para se certificar de que não está pegando. Mexa o feijão e aquece.